Fisioterapia do trabalho vira alternativa para empresas e seus colaboradores

Publicado por PUBLICAÇÃO I Site Terra

Fisioterapia do trabalho vira alternativa para empresas e seus colaboradores
Site Terra. 28/09/2018

 

Em 2013, foram registrados mais de 3 milhões de trabalhadores diagnosticados com Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), conforme a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE).

Segundo o estudo, as doenças ocupacionais são as principais responsáveis pelos afastamentos dos colaboradores e de suas ocupações, além do estresse que contribui para o aumento das lesões, trabalho muito acelerado, falta de uso de equipamentos de segurança, movimentos constantes e outras razões.

De acordo com a informação divulgada em um site de recrutamento, atualmente as organizações estão mais atentas à qualidade de vida dos seus trabalhadores, uma vez que o funcionário doente impacta na redução da produtividade da empresa.

No entanto, conforme profissionais da saúde, o ideal é que todas as empresas reservem um tempo no dia a dia para possíveis sessões de alongamento, massagens e ginástica laboral, entre outras alternativas. Sendo assim, cabe ao gestor pensar na contratação de um fisioterapeuta, profissional capacitado para desenvolver esses tipos de exercícios.

Entenda como o fisioterapeuta pode contribuir com a saúde dos colaboradores de sua empresa

Para as corporações, é de suma importância manter o nível de qualidade do trabalho, mas para isso o funcionário deve estar com a saúde em dia, tanto a física quanto a mental. A fisioterapia tem como objetivo trabalhar na prevenção e tratamento de lesões causadas, e suas atividades podem ser desenvolvidas durante a jornada de trabalho.

O fisioterapeuta é o profissional que vai contribuir com a saúde funcional dos demais colaboradores, pois é ele responsável por dar palestras relacionadas às doenças ocupacionais, com a finalidade de orientar todos que fazem parte da empresa.

Cabe ao profissional desenvolver projetos de prevenção de acidentes no trabalho. Ele ainda orienta e trabalha a reabilitação do colaborador às suas funções quando está voltando de um afastamento, de modo a incentivá-lo a adquirir hábitos de vida mais saudáveis.

De acordo com os próprios terapeutas, é primordial tanto para os funcionários quanto para os gestores ter um espaço de tempo reservado para praticar certos exercícios físicos. Assim, será possível ter uma qualidade de vida ainda melhor.

Saiba a importância do uso dos equipamentos de segurança

O uso do EPI é essencial para ajudar na prevenção de acidentes no trabalho e garantir a saúde e a proteção do colaborador, de modo a evitar transtornos futuros, tanto para a empresa quanto para o funcionário.

O equipamento de proteção individual deve ser utilizado não apenas para evitar acidentes, mas também para não deixar a pessoa exposta a doenças ocupacionais, que podem interferir na condição de trabalho, impedindo a produtividade.

É de responsabilidade da empresa fornecer todos os EPIs necessários para os colaboradores, e cabe ao gestor providenciar pessoas capacitadas para passar orientações de riscos ocupacionais, que ajudam a identificar possíveis perigos e, dessa forma, a organização poderá planejar estratégias para eliminá-los.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia experiente em diferentes serviços de reabilitação e prevenção de lesões. A empresa conta com profissionais capacitados e habilitados em várias atividades fisioterapêuticas e excelentes técnicas. Ela está sempre buscando o melhor em tecnologia para sempre ofertar aos seus clientes um atendimento de alta qualidade.